Pantera Negra e as 7 Perguntas do Drama

Toda grande história é construída por grandes personagens. Mesmo em histórias onde o foco maior é a trama e desenvolvimento do enredo, a única maneira de fazer esses desdobramentos darem certo e serem instigantes é tendo e criando bons personagens, pois são eles que pautarão o caminho e o fim.

Porém isso não significa que bons personagens conseguirão carregar um enredo mediano, portanto não comece a desenhar vários personagens diferentes para depois encaixá-los em qualquer história.

Na guerra de qual tem mais importância, enredo ou personagens, todos saem perdendo, pois para ter uma história interessante, os dois elementos são entrelaçados e quase indivisíveis. Um bom enredo é aquele onde os personagens ativamente atuam e moldam o curso da história.

Para ajudar a desenhar e identificar bons personagens em uma história, existem as 7 Perguntas do Drama, originalmente expostas no Film Crit Hulk. A ideia é que, um bom personagem em um bom enredo, tem esses sete pontos abordados de maneira clara. Vamos usar o filme Pantera Negra como case para demonstrar como ele responde as 7 perguntas.

1 – O que esse personagem quer?

Lembra quando falamos de desejos e necessidades lá atrás? Aqui elas nos ajudam a explorar o personagem. Ele deve ter um desejo explícito, e esse desejo deve ser básico o suficiente para ressoar com o leitor. Só lembrando: o leitor não precisa ter simpatia pelo desejo do personagem, ele precisa apenas entender sua motivação.

Em Pantera Negra, T’Challa deseja apenas manter a tradição de isolamento de Wakanda, pois acredita que assim está honrando seus ancestrais e mantendo seu povo a salvo.

2 – O que esse personagem precisa?

Saindo do campo consciente e entrando nos meandres do roteiro, o personagem deve precisar de algo na história, e idealmente ele não sabe ativamente o que de fato precisa.

T’Challa precisa entender que manter seu povo isolado, embora seja mais seguro, resulta em sua alienação e em abandono dos demais povos do mundo.

3 – Como a vontade e a necessidade conflitam dentro do personagem?

A vontade e a necessidade devem, idealmente, conflitar de alguma maneira nas ações e vida do personagem. Uma maneira interessante de abordar esse conflito é pensar no desejo do personagem como algo que ele busca com muito afinco, mas que não é a sua real necessidade. Sabe, o pai de família achando que deseja uma promoção para prover seus filhos, mas acaba trabalhando demais e deixando a família de lado? Isso.

Sempre que questionado, T’Challa demonstra algum nível de dúvida sobre o ponto, especialmente quando a indagadora é Nakia. Se baseia em questões apenas ancestrais para explicar sua posição, ignorando ou diminuindo as demais preocupações.

4 – Como a vontade e a necessidade conflitam com o mundo a sua volta?

A dissonância gerada entre a necessidade e a vontade deve reverberar para o mundo a volta do personagem. As ações que ele toma buscando seu desejo devem afetar o mundo e indicar o que o personagem precisa.

T’Challa tenta manter a nação isolada, mas sempre precisa executar missões em países vizinhos para atenuar os sofrimentos do povo.

5 – Como a vontade e a necessidade conflitam com outros personagens?

Uma ideia legal para expor esse ponto é criar personagens que representam a defesa do desejo do personagem e a defesa da necessidade. Tente pensar no que aconteceria se o personagem seguisse cegamente sua vontade, no que isso afetaria os demais personagens? Como o enredo defende a necessidade real do personagem?

A política isolacionista é o principal confronto ideologico da obra, inclusive entre T’Challa e Killmonger. Por um lado, T’Challa tem em seu pai a figura que melhor representa a sua vontade, por outro, Nakia representa a necessidade de Wakanda em se abrir para benefício próprio e do mundo.

6 – Como o personagem muda através desses conflitos/Como a resolução os afeta?

O personagem consegue atingir o que precisava no começo da obra? Tanto pelo sim quanto pelo não, o conflito inicial entre vontade e necessidade deve ser resolvido. O personagem evoluiu e entendeu os problemas de sua vontade inicial?

T’Challa compreende que a ideia de isolar seu povo é negativa e muda a postura de Wakanda. De certo modo, Killmonger tinha certo sentido em seu fim (que era igual ao de Nakia) e termina por moldar a forma como T’Challa agora vê o mundo.

7 – Qual é o impacto que essa mudança tem no mundo a sua volta?

Como o conflito interno foi resolvido, a forma como o personagem lida com o mundo a sua volta deve mudar. Como o mundo reage ao personagem? Como  os demais personagens o veem agora?

Wakanda agora é uma nação poderosa que compartilha sua tecnologia e cuida das pessoas mais necessitadas do mundo.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *