Review de Segunda: O Poder da Espada – Joe Abercrombie

Salve pessoal! Bora para o nosso Review de Segunda, sobre o primeiro livro do autor Joe Abercrombie, O Poder da Espada, primeiro livro da trilogia A Primeira Lei. Eu achei que encontraria alguns problemas, dado ser a primeira obra literária do autor, mas é uma grata surpresa a qualidade do enredo.

Achei a capa meio ‘meh’…

Personagens

O livro contém, três pontos de vista principais: Logen Nove Dedos, um guerreiro do norte congelante, vencedor de inúmeros duelos, Jezal dan Luthar, um nobre abastado, residente da capital da União e Glokta, um ex-soldado aleijado que agora trabalha como torturador. No decorrer do livro somos apresentados também a Ferro, uma sobrevivente das guerras e desertos do sul e a Cachorrão (melhor nome do livro), um dos rastreadores do antigo grupo de Logen. A história toda é contada, basicamente, a partir dessas cinco personalidades.

Aliás, um dos pontos mais fortes do livro é a riqueza de detalhes de cada um deles. Abercrombie cria cada personagem com reais motivações e personalidade distinta. Existem deficiências na forma como alguns desses personagens são apresentados, por vezes muito descritas e pouco mostradas, principalmente no começo do livro, portanto esteja ciente que as coisas melhoram muito depois do primeiro quarto de páginas.

Ambientação

O autor usa alguns artifícios já conhecidos do gênero fantasia, mas sempre com algum toque de originalidade. Existe, por exemplo, uma raça agressiva e com grande histórico de combate com os humanos, mas não são orcs, são shankas. Existem magos e eles usam seus feitiços para resolver problemas, mas é muito mais custoso do que o normal em um livro de fantasia. Por conta disso, normalmente recorrem a métodos mais políticos para suas maquinações. Embora o governo da União, o “centro” político do mundo, seja monárquico, quem detém o real poder é um grupo conhecido como Conselho Fechado.

Essas e muitas outras características fazem o mundo de Abercrombie ser uma novidade, mas sem trazer estranheza ao leitor.

Conclusão

Muito bem escrito e trabalhado, um ótimo livro de Low Fantasy que traz novos ares para o gênero e por isso merece ser lido.

Logen Nove Dedos é um dos melhores personagens da literatura fantástica atual. Nota 3.5 de 5.

Veja mais posts como esse!

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *